Taking too long? Close loading screen.

Combustível brasileiro

A principal diferença entre esses combustíveis é a origem de cada um deles e as aplicações. Enquanto a gasolina e o diesel têm origem fóssil, o etanol, que é o tipo de álcool que usamos nos carros, tem origem vegetal. (“Álcool” era como chamávamos o etanol antigamente. Hoje a palavra caiu em desuso e só se usa etanol nas bombas.)

Etanol e gasolina servem para abastecer veículos leves, como carros e motos, enquanto o diesel é o combustível que move ônibus, caminhões e até grandes embarcações.

A NATUREZA

O etanol é resultado do processo de destilação da cana. Nessa fase, ele ainda contém um pequeno percentual de água, por isso é chamado de hidratado. Na etapa seguinte, de desidratação, ele vira o anidro, que é misturado à gasolina vendida nos postos.

No Brasil, esse tipo de combustível foi estimulado desde a década de 1970, quando foi lançado o programa Pro-álcool.

Os objetivos eram não depender somente de combustíveis obtidos do petróleo, ajudar na diminuição da emissão de gases de efeito estufa e, ainda, gerar emprego e renda no campo.

DO PETRÓLEO

A gasolina e o diesel são frações do petróleo, destilado a diferentes temperaturas. Nas refinarias, esse óleo em estado bruto passa por uma série de processos até se transformar em derivados, que além da gasolina e diesel podem ser lubrificantes e querosene de aviação.

Existe ainda o biodiesel, um combustível que pode ser produzido de plantas oleaginosas, de gordura animal e até de óleos residuais de fritura.

Tecnologia incentivada pelo governo federal Brasileiro, lei 15.997, sancionada em maio de 2014.
© 2019 - Eco7Brasil - Módulo de injeção ecológica. Todos os direitos reservados.